Avança Sertão – um convite para todos!

JUNTOS PELO SERTÃO NORDESTINO

A terceira reunião nacional de trabalho do Avança Sertão aconteceu durante o evento do Todos os Povos Te Louvem, no Rio de Janeiro, no último dia 23 de setembro. Estiveram reunidos 30 líderes representando as quatro grandes frentes de trabalho: Agências missionárias, pastores, músicos, empresários, além de voluntários de diversas áreas.

Na pauta estava a integração das Igrejas que aderiram ao projeto das Caravanas ao Sertão em Janeiro, alinhamento das necessidades de cada agência missionária e estratégias de avanço nas áreas de projetos relacionados ao esporte, construção de poços, dessalinização da água, atendimentos médicos e construção de igrejas. Com essa pauta a próxima ação é construir o mapa do Avança Sertão e incluir essas demandas sociais e estruturais, identificar onde precisa dos recursos, quais e quanto custa e como cada membro, agente transformador, poderá intervir pontualmente com o seu chamado.

Esporte, um grande GOL

Um grande apoio a esse projeto é a parceria dos Atletas em Ação (AEA), uma instituição que desde 1966 tem usado o esporte como plataforma para ajudar pessoas a responder questões sobre sua fé e conduzir a Cristo. Fernando Camargo, o Fernandão, presidente do AEA, disse que a Instituição está pronta para atuar imediatamente em três frentes: Apoiando os missionários que já estão fazendo atividades nas comunidades, ou seja, levando mais recursos para quem está no campo; treinando e capacitando igrejas locais nas cidades maiores – para que estas levem jovens preparados ao campo missionário e apoiando os impactos com capacitação das equipes de trabalho durante as férias no Sertão.

Um exemplo de como o esporte é fundamental para apoiar as ações missionárias é o trabalhão desenvolvido pela IBC em Anagé – projeto GOL. Segundo o pastor Eliabe, hoje são 12 comunidades atendidas com e 500 pessoas envolvidas diretamente. Dessa forma todos são assistidos em células que acontece uma vez por semana gerando comunhão, aprendizado da palavra de Deus e transformação de vidas. Em Anagé, no período de quatro anos foram formadas 167 células de estudos bíblicos com 1.580 pessoas e 933 batismos e uma igreja autossustentável.

Outra grande ação delineada foi a demanda do pós impacto. Uma vez que a localidade foi mobilizada e teve uma intervenção positiva por quase 30 dias, se faz necessário a manutenção e suporte aos moradores locais para que não gere uma frustração. Alguns líderes se mostram interessados nesse calendário pós-impacto e o AEA também fará uma intervenção para essas comunidades. É o caso da Igreja Atitude, do Rio de Janeiro, do Pr. Josué Valandro, que pretende apoiar as igrejas do Sertão em dificuldades. Essa integração reflete o verdadeiro Corpo de Cristo onde o Reino é exaltado e vidas são alcançadas.

Mão na Massa

Um projeto da Igreja Presbiteriana de Pinheiros-SP que será agregado ao Avança Sertão. A proposta é que todos os membros, independente da sua formação possam contribuir de alguma forma, em algum momento, com a meta do projeto. Seja como arquiteto, engenheiro, mestre ou ajudante de obras, seja médico ou dentista, instrutor de educação física todos podem colocar a mão na massa e ajudar a construir um Sertão melhor para milhares de pessoas.

O missionário e pastor Breno Vieitas, revela sua alegria em ver a cada reunião os avanços do Projeto: “Poder ouvir os relatos de pessoas tão engajadas com a obra do Senhor no Sertão renova minhas forças e me leva a ir mais e mais adiante com este projeto que nasceu no coração de Deus. Esta é a hora da igreja ser despertada para socorrer o Sertão e que gratidão ser contado para esta grande oportunidade”.

Esse é o papel importante do Avança Sertão ao conectar e redirecionar os esforços da igreja brasileira para que a meta de plantar 150 novos projetos missionários no sertão, nos próximos cinco anos, seja de grande efetividade. Que todos os esforços sejam potencializados com as expertises, dons e talentos de cada um.

Deus conta com você!

Pastor, a sua igreja quer fazer parte? Empresário você entendeu mordomia e deseja contribuir? Vocacionado, Deus está lhe chamando ao campo? Profissional liberal você colocou sua profissão a serviço do Rei? Qual o nível de comprometimento que você quer ter com Missões? O Avança Sertão é um projeto do Reino de Deus. Seja bem vindo! Estamos formando uma só frente de amor e socorro ao povo Sertanejo e a sua participação é fundamental. Faça sua inscrição para a 11ª edição do Impacto Sertão Livre que acontece de 15 a 25 de janeiro, na cidade de Monsenhor Hipólito – Piauí.

Inscrições e informações: www.sertaolivre.org.br

Fonte: Avança Sertão – Portal Povos e Línguas